Modelos
Faça, abaixo, os downloads dos modelos de artigo completo de acordo com seu editor de texto:
Word
Word 1997-2003
Pages
Normas de Publicação
Para os(as) autores(as) que optarem por submeterem artigos completos, as versões finais dos textos irão compor os anais do evento. Os melhores trabalhos também serão publicados nas revistas vinculadas ao PPGCTS:
-
Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão
-
Revista Mundi Meio Ambiente e Agrárias
-
Revista Mundi Sociais e Humanidades
Margens: Superior e Esquerda, 3cm; Inferior e Direita, 2,5 cm.
Fonte: Arial.
Título em Português: Arial, Negrito, Centralizado, Tamanho 14.
Título em Inglês: Arial, Negrito, Itálico, Centralizado, Tamanho 12. Uma linha em branco deve ser mantida em relação ao título.
Autores: Arial, Tamanho 12, Alinhado à direita, com notas de rodapé onde devem constar: Título acadêmico, instituição e endereço de correio eletrônico. Uma linha em branco deve ser mantida em relação ao título em Inglês. Espaçamento 1,5 com uma linha em branco entre os nomes dos autores.
Resumo: O resumo deverá compreender, de forma concisa, a temática abordada e apresentar em sua estrutura os objetivos, bem como a metodológica aplicada, e uma prévia dos resultados alcançados. Deve ser escrito em parágrafo simples, justificado, com fonte 10 e Arial. O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras. Logo após o resumo, até cinco palavras-chave devem destacar de modo claro a temática do artigo. O resumo em inglês apresenta-se logo após o resumo em português. Sugere-se encaminhar o texto para ser traduzido por um profissional. Caso o artigo esteja em inglês, deve haver uma versão do título, resumo e palavras-chave em português ou espanhol.
Títulos: Os títulos das seções e subseções deverão ser feitos em arial, negrito, justificado, tamanho 14. O artigo não precisa, necessariamente, contar com títulos que dividam ou subdividam sua estrutura, embora seja recomendado. Caso os autores optem por utilizar títulos e subtítulos, eles devem ser numerados desde a introdução e deverão ser numeradas de forma progressiva: 1,2, 3 e assim por diante. Subseções também deverão adotar numeração progressiva, tal como 1.1, 1.2, 1.3.
Introdução: A introdução é o texto de abertura do artigo. Deve mostrar a relevância do problema científico que motivou a realização do trabalho para área, apresentar a finalidade e os objetivos do trabalho proposto, destacando o aspecto inédito do trabalho e sua contribuição para área, bem como outras questões relevantes que explorem a temática abordada. Portanto, segue uma estrutura que permita delinear o assunto foco do trabalho, as referências que dão embasamento à discussão do tema, a justificativa para a escolha do tema e da importância do trabalho, o problema, os objetivos e o método utilizado. Quanto à formatação do corpo de texto emprega-se fonte 12 Arial, com espaçamento 1,5 entrelinhas e alinhamento justificado. A extensão, incluindo tabelas, imagens, gráficos e referências, deve ser entre 5 e 15 páginas.
Desenvolvimento: Neste momento, apresentam-se com maiores detalhes a fundamentação teórica do trabalho – especificando o estado da arte sobre o problema –, a metodologia, os resultados e a discussão que couber (contextualizada frente à literatura da área), o que pode variar de acordo com a natureza de cada trabalho.
Quando couber, as descrições presentes na seção devem apresentar detalhamento suficiente para a reprodução do trabalho por outros pesquisadores. Se os métodos forem correntes e conhecidos podem ser descritos brevemente com uso de referências, mas se forem originais, devem ser descritos detalhadamente.
Quando cabível, a discussão dos resultados deve buscar explicações e fazer comparações com a bibliografia da área de forma a dar ao trabalho uma abrangência nacional ou global, não sendo apenas confirmatório. Uma estrutura que pode ser tomada como base é fazer o desenvolvimento do trabalho com a Revisão Bibliográfica ocupando de 10 a 20% da extensão do artigo; os Materiais e métodos de 10% a 20% e a Discussão dos Resultados ocupando de 40% a 60%.
O texto pode apresentar as citações diretas ou indiretas. Para o caso de citações diretas com até três linhas, devem ser entre “aspas”, acompanhando o alinhamento do texto (1,5 cm entrelinhas), citar o sobrenome do autor, ano, página de citação, no inicio ou final do texto. Exemplo: De acordo com a linha de pensamento de Machado (2009, p. 69) “a possibilidade de acesso à informação significa, para o aluno ou professor, melhores meios de atualização e desenvolvimento das suas capacidades”. Para citações diretas com mais de três linhas, o texto deve ser recuado da margem 4 cm, letra com fonte menor que a do texto (tamanho 10), sem “aspas” e espaço simples entrelinhas.
Se o sobrenome do autor for colocado dentro do parêntese, deve ser escrito em letras maiúsculas, se ele for citado fora do parêntese, será em letras minúsculas. E para o caso das citações indiretas, não é necessário colocar a página.
No corpo do texto podem ser utilizados marcadores, com o propósito de categorizar um assunto abordado.
Apresentam-se da seguinte forma:
-
após os dois pontos, usa-se letra minúscula e ponto e vírgula;
-
segue-se sucessivamente até o último item, usando-se após um ponto final.
Ressalta-se, se for o caso, a importância de fazer um fechamento logo após os marcadores, para então iniciar uma nova seção.
Importante mencionar a disposição das tabelas, quadros e figuras. As legendas e fontes apresentam fonte 10 Arial, recebem numeração arábica e progressiva. Devem ser mencionadas no corpo do texto. Ex: Conforme a Tabela 1 os dados são apresentados a seguir. Os quadros, tabelas, imagens, mapas, figuras, etc. devem apresentar a identificação do título na parte superior e fonte na parte inferior dos mesmos. É importante saber a diferença entre quadros e tabelas. Os quadros apresentam informações textuais e as tabelas informações textuais e numéricas ou só numéricas.
Considerações finais: As considerações devem apresentar o fechamento do trabalho, abordando as questões de pesquisa correspondentes aos objetivos propostos. As conclusões devem ser assertivas e ligadas aos objetivos do trabalho, destacando avanços no conhecimento da área.
Referências: Todas as obras citadas no texto devem ser referenciadas. Cada tipo de material, livro, capítulo de livro, artigo de revista impressa, artigo de revista online, reportagem de sites, trabalhos de conclusão, dissertações, anais de congressos, entre outros, são referenciados de formas diferentes. Devem ser alinhadas à esquerda, e com espaços simples entrelinhas.
As citações e referências devem seguir as normas:
ABNT. NBR6023: informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.
ABNT. NBR10520: informação e documentação: citação em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
*Parte dos textos utilizados neste modelo para exemplificar seções, quadros, tabelas, etc., foram gentilmente cedidos pela Revista Produção Online, da UFSC.